segunda-feira, novembro 28, 2005

Processo Sinergístico

Avalie como tem sido os processos sinergísticos na sua organização, dando o conceito 1=nunca, 2=raramente, 3=algumas vezes, 4=muitas vezes, 5=sempre.
  1. Mantém-se uma atenção especial para o equilíbrio entre a semelhança de interesses e a complementaridade das diferenças.
  2. Atenta-se para a diversidade de conhecimento dos diversos parceiros que é fator crítico de sucesso na formação da parceria sinérgica.
  3. Usa-se metáfora simples, como algo que se vá construindo e imitando o processo sinergístico a cada passo da construção.
  4. A construção de algum objeto geométrico pode ser usada para tornar mais concreta a realidade abstrata da construção da sinergia.
  5. É fácil compreender que ao combinar dois tetraedros obtemos um cubo que é algo que tem uma significância espacial muito maior.
  6. Percebe-se um paralelo entre volume, espaço, estabilidade e coesão com a realidade observável do desenvolvimento de uma parceria sinérgica.
  7. Sabe-se que a partir de competências complementares é vantajoso criar idéias e prestar serviços em conjunto, integrando o capital intelectual.
  8. Sabe-se que oportunidades são favorecidas pela disposição para desenvolver outras parcerias e a chance de melhor uso da tecnologia,
  9. Sabe-se que oportunidades são favorecidas pela necessidade de partilhar custos, maior potencial de inovação conjunta, pressão por qualidade.
  10. Evita-se o risco da divergência de opiniões e a união por processos semelhantes, pois pode gerar desperdício de recursos e capital intelectual.
  11. Ocorrem parcerias que ensejam reflexões sobre a visão de mundo e de negócios aceitável pelos parceiros em potencial.
  12. Existe uma vontade de trabalhar em conjunto que leva à descoberta de potencialidades complementares que ampliam o escopo de atuação.
  13. A união por processos semelhantes tem produzido sinergia negativa, pois um ou mais processos tem sido descartados.
  14. A união por processos complementares pode ser dificultada pela tendência ao trabalho isolado e insatisfação com os primeiros resultados.
  15. Valoriza-se a conjugação de esforços do trabalho conjunto, a cumplicidade nas deliberações e o comprometimento com os resultados.
  16. Surge a Mentalidade de Trincheira - disposição para confiar e colaborar, decorrente da união dos que se sentem ameaçados por inimigo comum.
  17. Com a união por processos complementares percebe-se quão importante para a sinergia é a motivação, ética, confiança e colaboração.
  18. Surge uma visão comum dos desafios de novos mercados, novos produtos, novos serviços, novas oportunidades, novos desafios.
  19. Realizar desafios traz o risco de deixar processos à descoberta, dificultando a sustentação dos negócios e aumentando a vulnerabilidade.
  20. Existe uma cultura de trabalho independente e um receio de perder o controle sobre a eficiência e a qualidade dos produtos e serviços.
  21. Sem ter idéia do tempo para conseguir a sinergia, sente-se que a confiança e colaboração desenvolvidas já são compensadoras.
  22. Contra a sinergia ocorre a grande dificuldade de adaptação à novos produtos e mercado e o risco de querer atuar sozinho numa nova área.
  23. Contra a sinergia ocorre a dificuldade para identificar os desafios e o receio de não sintonizar com o parceiro.
  24. A favor da sinergia surge a visão nítida de novas realidades operacionais e a certeza da possibilidade de interligação de processos entre empresas.
  25. Compreende-se que esforços isolados não contribuem para a sinergia e que a interdependência traz vantagens e desafios.
  26. Com a interdependência cada passo tem que considerar os efeitos para a parceria como um todo versus os benefícios do valor agregado.
  27. A complementação produz um resultado global que não poder ser obtido por qualquer parceiro isolado ou por todos eles operando separadamente.
  28. A falta de estratégia impede a clareza na percepção dos desafios, gera desconforto com o desconhecido e uma falta de metas e propósitos.
  29. A sinergia é prejudicada pela falta de disposição para enfrentar desafios e grande perda de tempo em debates e reuniões.
  30. A tranqüilidade da zona de conforto, que se mantém mesmo diante do mais evidente benefício, impede a percepção dos efeitos da sinergia.
  31. O conhecimento das semelhanças e diversidades complementares tem aumentado a confiança no potencial de ampliar as operações conjuntas.
  32. Falta um incentivo à proatividade, pouca objetividade, baixa flexibilidade e conflitos de prioridades decorrentes da percepção de interdependência;.
  33. Percebe-se resultados obtidos e cria-se campanha para reavivar, na mente dos colaboradores, a meta de sinergia e os grandes benefícios para todos.
  34. Ocorre o desconhecimento do potencial de cada colaborador, perda da visão sinérgica, incompatibilidades crescentes e falta de persistência.
  35. Definem-se mapas, faz-se o monitoramento e aumenta-se a tolerância nas negociações com uma definição clara dos processos e conformidades.
  36. A liderança incentiva todos a um alto grau de comprometimento que exige muito mais tolerância e flexibilidade do que as parcerias comuns.
  37. Cria-se um nicho em que processos são ajustados com tanta confiança e colaboração que se tornam imbatíveis em ofertas de produtos e serviços.
  38. Existe o risco das negociações mal conduzidas e do sucesso já conseguido gerar uma crença de que a sinergia se manterá para sempre.
  39. Atinge-se um estágio em que o poder estará distribuído, as estratégias estão unificadas e as equipes são multi-organizacionais.
  40. Atinge-se um estágio em que não existem motivos para desagregação, e todos pouco se lembram que são membros de entidades separadas.
  41. Atinge-se o estágio em que ocorre uma inspiradora visão de futuro, um harmônico envolvimento global e uma energização generalizada.

Melhor resultado 92 pontos, desejável acima de 50, perfil crítico abaixo de 25 pontos



Conceitos - Idéias - Sugestões - Workshop - Cursos - Projetos - Aulas - Palestras - Referências - Bibliografia - Sites - Contatos - Blogs - Comunidades - Contribuições - Questões - Casos - Exemplos - Debates - Estudos - Pesquisas - Roteiro - Diagnóstico - Temas - Aspectos - Opiniões - Acervo - Sites - Portal - Página - BLOG - Forum

Metáfora Geométrica

  1. Como podemos simular o desenvolvimento sinergístico através de uma metáfora?
  2. Que figuras geométricas podem servir de metáfora para a sinergia?
  3. Se um ponto representa Sinergia Intrapessoal, dois pontos que Sinergia representaria?
  4. E três pontos? E quatro pontos?
  5. O que seria uma Sinergia de sinergias?
  6. Qual a importância da análise do ambiente para o desenvolvimento da sinergia?
  7. Que cuidados se deve ter no desenvolvimento da sinergia interorganizacional?
  8. Quais as maiores forças de contenção no desenvolvimento da sinergia?
  9. O que poderia representar o espírito da sinergia para a sua organização?

Sergio Lins

Sinergia entre setores e parceiros

Avalie o clima organizacional, tendo em mente a intenção de conseguir sinergia interna e interorganizacional com os parceiros de negócios, dando o conceito 1=nunca, 2=raramente, 3=algumas vezes, 4=muitas vezes, 5=sempre.
  1. Tem havido Sinergia e os resultados produzidos tem sido melhores do que o que se conseguia atuando separadamente.
  2. Na parceria sinérgica conseguida, as interações são mais freqüentes e com o conhecimento fluindo de forma mais densa e veloz.
  3. Na sinergia interorganizacional reúne-se algo tipo o melhor produto com a melhor distribuição, melhorando algo como a qualidade do serviço.
  4. A sinergia conseguida é do tipo em que a semelhança entre os parceiros não está explícita, mas percebe-se altíssima diversidade complementar.
  5. A sinergia conseguida é do tipo em que há grande semelhança entre os parceiros, mas pouca chance de complementação pela diversidade.
  6. A sinergia é difícil, pois não há semelhança aparente entre os parceiros e é muito baixa a possibilidade de complementação pela diversidade.
  7. A sinergia conseguida é do tipo em que há grande semelhança explícita entre os parceiros e existe uma altíssima diversidade complementar.
  8. O clima organizacional é de estímulo à motivação a partir de metas comuns, do empowerment e da gerência participativa.
  9. Existe apoio na expressão de novas idéias, perspectivas, significados, atitudes, sentimentos e comportamentos.
  10. Encoraja-se o pensamento paradoxal, estimulando a convivência com a confusão decorrente de pontos de vista, ou atitudes contraditórias.
  11. Facilita-se a criatividade, valorizando a integração de visões opostas, saindo do “ou isso/ou aquilo” para “tanto isso/quanto aquilo”.
  12. Estrutura-se a disciplina, designando responsabilidades por tarefas, e fixando um cronograma até as mudanças serem totalmente efetuadas.
  13. O ambiente estimula a auto-estima de todos, considerando participação, liberdade, abertura, reconhecimento, empowerment e humanidade.
  14. Assumem-se atitudes que despertem a vontade de mudar quando inexiste o desejo de “arregaçar as mangas” por parte de alguém ou de um grupo.
  15. Existe uma capacidade de realizar tarefas com eficiência, qualidade, segurança e satisfação.
  16. Acredita-se que quando adquirirmos habilidade, o trabalho pode ser abordado com presteza e objetividade, aumentando a auto-estima.
  17. Competências e habilidades são usadas para excelência na realização de tarefas e conquista de empowerment diante das responsabilidades.
  18. Os líderes estimulam colaboradores a darem suas contribuições, antes de apresentar as suas próprias, compartilhando o crédito das conquistas.
  19. Existe um clima de abertura, capacidade para postergar julgamentos, preocupação com a empatia e a valorização da diversidade.
  20. No processo sinergístico existe alguma preocupação com as quatro fases: interação, entendimento apreciativo, integração e implementação.

Melhor resultado 92 pontos, desejável acima de 50, perfil crítico abaixo de 25 pontos

Desenvolvimento da Sinergia

  1. Qual a importância da diversidade e da semelhança no desenvolvimento da sinergia?
  2. Quais os princípios básicos para o desenvolvimento da sinergia nas organizações?
  3. Quais os princípios que regem a sinergia nas cooperativas?
  4. Quais são as “sementes” da sinergia nas organizações?
  5. Como o empowerment pode contribuir para o desenvolvimento da sinergia?
  6. Quais seriam os passos para desenvolver a sinergia numa organização?

Aplicabilidade das Metáforas

Avalie aplicabilidade das metáforas em seu setor, dando o conceito 1=nunca, 2=raramente, 3=algumas vezes, 4=muitas vezes, 5=sempre.
  1. As metáforas têm sido muito úteis na construção de mundos paralelos que aumentam a compreensão da sinergia.
  2. Há uma preocupação em escolher o melhor tipo de metáfora para cada contexto organizacional.
  3. Extraem-se grandes lições, aplicáveis ao dia-a-dia, quando usamos os processos sinergísticos da natureza como se fossem mundos paralelos.
  4. Existem casos em que se torna necessário reunir indivíduos com comportamentos padronizados para produzir sinergia.
  5. É possível descobrir como manter pessoas amarradas num ajuntamento sinérgico análogo ao das fibras de uma vassoura.
  6. É possível descobrir como manter pessoas entrelaçadas num ajuntamento sinérgico análogo ao das fibras de uma esteira de palha.
  7. Existem situações em que pessoas usam habilidades semelhantes para aumentar o poder, a força ou segurança como peixes em cardume.
  8. Existem situações em que pessoas usam competências comuns para reduzir o esforço semelhante a gansos voando em formação V .
  9. Toma-se cuidado com os parceiros de negócio da mesma forma que os golfinhos vão em defesa da sua espécie contra os predadores.
  10. É possível observar em marketing um paralelo com o que as abelhas fazem para comunicar distância, direção e qualidade do alimento.
  11. Ocorrem situações em que cuidamos da organização dos negócios com um esmero e complementaridade semelhante às formigas.
  12. É possível identificar um ferormônio organizacional que funcione como um “aroma de informações” sobre a relevância do objetivo.
Melhor resultado 48 pontos, desejável acima de 25, perfil crítico abaixo de 15 pontos

Avaliação do perfil setorial

Avalie atitudes e comportamentos dos colaboradores do seu setor, dando o conceito 1=nunca, 2=raramente, 3=algumas vezes, 4=muitas vezes, 5=sempre.
  1. O trabalho conjunto produz resultado superior ao que se conseguiria caso se somasse o resultado do que fosse feito em separado.
  2. O conceito por trás da palavra sinergia e os ensinamentos sobre trabalho colaborativo é transmitido com lições muito claras.
  3. Existe a percepção de que certas tarefas são impossíveis se não forem realizadas em equipe.
  4. Existe humildade para reconhecer quando se precisa de ajuda, aproveitando as potencialidades dos que trabalham ao lado.
  5. Há o reconhecimento de que sinergia não é algo que se obtém acidentalmente, nem é algo que se sustenta naturalmente.
  6. Procura-se a química correta visando otimizar pensamentos e evitando que ocorra uma sinergia negativa.
  7. Promove-se a valorização da diversidade e da complementaridade, evitando-se a formação de clones dos modelos mentais.
  8. Cada um procura equilibrar seus valores internos, valorizando suas diferenças e potencializando criatividade mesmo em condições adversas.
  9. Aceita-se que os benefícios da sinergia podem ocorrer em qualquer nível de trabalho intelectual.
  10. Acredita-se que se agrega valor na construção de algo a partir do conhecimento, experiência e aspirações conjuntas.
  11. É impossível prever um resultado sinérgico pelo comportamento isolado dos colaboradores, mas pode-se descobrir o como melhorar a sinergia.
  12. Tenta-se buscar no trabalho conjunto algo mais significativo do que “na união está a força”, renovando as formas de se trabalhar.
  13. Pensa-se e procede-se para tornar possível produzir em conjunto algo com excelente qualidade e grande significado.
  14. Quando o trabalho se repete ocorre uma aprendizagem contínua que torna efeitos sinérgicos futuros cada vez maiores.
  15. Há o reconhecimento de que o efeito sinérgico conseguido pertence a todos e está numa dimensão distinta de qualquer indivíduo isolado.
  16. Os diferenciais individuais e a diversidade possibilitam compensação de fraquezas e amplificação de forças.

Some o valor das avaliações dos diversos itens. Melhor resultado 80 pontos, desejável acima de 40, perfil crítico abaixo de 30 pontos

Avaliação da Consciência Sinergística

Profissionais que se reúnem para realizar um projeto...
a)Não se preocupam com sinergia por ignorarem o conceito.
b)Acham que sinergia é algo que depende apenas de habilidade e competência.
c)Acreditam que o trabalho sinérgico é algo natural na cultura das organizações.

Colaboradores em geral...
a)Não conhecem as vantagens de um trabalho sinérgico.
b)Acreditam que sempre há grandes vantagens quando se reúnem competências.
c)Acham que aprimorar e inovar dependem igualmente de sinergia.

As lideranças...
a)Sabem o que é sinergia, mas não conhecem exemplos nos quais possam se basear.
b)Acham que a complementaridade de competências é o bastante para a sinergia.
c)Acham que informação e conhecimento contribuem igualmente para a sinergia.

Os membros da diretoria...
a)Acreditam que sinergia se consegue alinhando atitudes e comportamentos.
b)Acreditam que colaboração depende de profissionalismo ou de imposição hierárquica.
c)A interdependência pode ser estimulada com mudanças na estrutura organizacional.

O pessoal de nível executivo acha que...
a)Devem-se formar grupos de trabalho compostos de indivíduos semelhantes.
b)Para manter a sinergia basta motivação e o acompanhamento constante das mudanças.
c)Sinergia pode ser conseguida apoiando o processo decisório com informações.

Perguntas conceituais sobre sinergia

  1. Até que ponto pode-se esperar que a sinergia aconteça espontaneamente?
  2. O que pode contribuir para o desenvolvimento de uma sinergia negativa?
  3. Qual a importância da sinergia intrapessoal e como consegui-la?
  4. Como fazer para que todos participem no desenvolvimento da sinergia?
  5. Será que a sinergia está ao alcance de todos?
  6. Por que não se pode prever a sinergia examinando os componentes?
  7. Como se explica a energia suplementar agregada pelo efeito sinérgico?
  8. Até que ponto os fatores de desenvolvimento de um setor são interdependentes?
  9. Qual a importância do respeito mútuo e troca de experiência para a sinergia?

Perguntas sobre diversidade e semelhança

  1. Qual a importância da diversidade e da semelhança no desenvolvimento da sinergia?
  2. Quais os princípios básicos para o desenvolvimento da sinergia nas organizações?
  3. Quais os princípios que regem a sinergia nas cooperativas?
  4. Quais são as “sementes” da sinergia nas organizações?
  5. Como o empowerment pode contribuir para o desenvolvimento da sinergia?
  6. Quais seriam os passos para desenvolver a sinergia numa organização?


Free Hit Counter