segunda-feira, novembro 28, 2005

Aplicabilidade das Metáforas

Avalie aplicabilidade das metáforas em seu setor, dando o conceito 1=nunca, 2=raramente, 3=algumas vezes, 4=muitas vezes, 5=sempre.
  1. As metáforas têm sido muito úteis na construção de mundos paralelos que aumentam a compreensão da sinergia.
  2. Há uma preocupação em escolher o melhor tipo de metáfora para cada contexto organizacional.
  3. Extraem-se grandes lições, aplicáveis ao dia-a-dia, quando usamos os processos sinergísticos da natureza como se fossem mundos paralelos.
  4. Existem casos em que se torna necessário reunir indivíduos com comportamentos padronizados para produzir sinergia.
  5. É possível descobrir como manter pessoas amarradas num ajuntamento sinérgico análogo ao das fibras de uma vassoura.
  6. É possível descobrir como manter pessoas entrelaçadas num ajuntamento sinérgico análogo ao das fibras de uma esteira de palha.
  7. Existem situações em que pessoas usam habilidades semelhantes para aumentar o poder, a força ou segurança como peixes em cardume.
  8. Existem situações em que pessoas usam competências comuns para reduzir o esforço semelhante a gansos voando em formação V .
  9. Toma-se cuidado com os parceiros de negócio da mesma forma que os golfinhos vão em defesa da sua espécie contra os predadores.
  10. É possível observar em marketing um paralelo com o que as abelhas fazem para comunicar distância, direção e qualidade do alimento.
  11. Ocorrem situações em que cuidamos da organização dos negócios com um esmero e complementaridade semelhante às formigas.
  12. É possível identificar um ferormônio organizacional que funcione como um “aroma de informações” sobre a relevância do objetivo.
Melhor resultado 48 pontos, desejável acima de 25, perfil crítico abaixo de 15 pontos


Free Hit Counter