segunda-feira, novembro 28, 2005

Sinergia entre setores e parceiros

Avalie o clima organizacional, tendo em mente a intenção de conseguir sinergia interna e interorganizacional com os parceiros de negócios, dando o conceito 1=nunca, 2=raramente, 3=algumas vezes, 4=muitas vezes, 5=sempre.
  1. Tem havido Sinergia e os resultados produzidos tem sido melhores do que o que se conseguia atuando separadamente.
  2. Na parceria sinérgica conseguida, as interações são mais freqüentes e com o conhecimento fluindo de forma mais densa e veloz.
  3. Na sinergia interorganizacional reúne-se algo tipo o melhor produto com a melhor distribuição, melhorando algo como a qualidade do serviço.
  4. A sinergia conseguida é do tipo em que a semelhança entre os parceiros não está explícita, mas percebe-se altíssima diversidade complementar.
  5. A sinergia conseguida é do tipo em que há grande semelhança entre os parceiros, mas pouca chance de complementação pela diversidade.
  6. A sinergia é difícil, pois não há semelhança aparente entre os parceiros e é muito baixa a possibilidade de complementação pela diversidade.
  7. A sinergia conseguida é do tipo em que há grande semelhança explícita entre os parceiros e existe uma altíssima diversidade complementar.
  8. O clima organizacional é de estímulo à motivação a partir de metas comuns, do empowerment e da gerência participativa.
  9. Existe apoio na expressão de novas idéias, perspectivas, significados, atitudes, sentimentos e comportamentos.
  10. Encoraja-se o pensamento paradoxal, estimulando a convivência com a confusão decorrente de pontos de vista, ou atitudes contraditórias.
  11. Facilita-se a criatividade, valorizando a integração de visões opostas, saindo do “ou isso/ou aquilo” para “tanto isso/quanto aquilo”.
  12. Estrutura-se a disciplina, designando responsabilidades por tarefas, e fixando um cronograma até as mudanças serem totalmente efetuadas.
  13. O ambiente estimula a auto-estima de todos, considerando participação, liberdade, abertura, reconhecimento, empowerment e humanidade.
  14. Assumem-se atitudes que despertem a vontade de mudar quando inexiste o desejo de “arregaçar as mangas” por parte de alguém ou de um grupo.
  15. Existe uma capacidade de realizar tarefas com eficiência, qualidade, segurança e satisfação.
  16. Acredita-se que quando adquirirmos habilidade, o trabalho pode ser abordado com presteza e objetividade, aumentando a auto-estima.
  17. Competências e habilidades são usadas para excelência na realização de tarefas e conquista de empowerment diante das responsabilidades.
  18. Os líderes estimulam colaboradores a darem suas contribuições, antes de apresentar as suas próprias, compartilhando o crédito das conquistas.
  19. Existe um clima de abertura, capacidade para postergar julgamentos, preocupação com a empatia e a valorização da diversidade.
  20. No processo sinergístico existe alguma preocupação com as quatro fases: interação, entendimento apreciativo, integração e implementação.

Melhor resultado 92 pontos, desejável acima de 50, perfil crítico abaixo de 25 pontos


Free Hit Counter